sábado, 26 de julho de 2014

Luminária de canga de boi

Em 2012 fizemos um passeio bem legal numa cidade de Minas Gerais chamada Areado. Nas andanças pelos sítios da cidade, chegamos a uma propriedade que vende doces caseiros, queijo, leite, cachaça e mais um monte de coisas. 
Ao lado do ponto de venda da propriedade tinha um barracão, tipo celeiro, com várias ferramentas e implementos e máquinas. Vimos 4 cangas penduradas do teto, foi então que perguntamos se aqueles objetos estavam a venda. A pessoa que estava nos atendendo disse que não, mas para nós abria uma exceção. Nos cobrou vintão!
Cheguei em casa e pensei que aquela canga poderia virar uma luminária. Depois de tratar da madeira da canga, fiz uma série de adaptações para instalar a parte elétrica. O resultado final ficou excelente.



Paneleiro

Esse paneleiro foi projetado para decorar nossa cozinha externa e dar também dar "uma luz" na nossa pia. O desenho do paneleiro foi feito por mim, mas a execução da parte de serralheria foi feito por um amigo que "domina" esse assunto.
Como podem observar, utilizei uma colher de cereal para construir um spot de iluminação, ao lado instalei uma interruptor externo, modelo "pera" para ascender e apagar a luminária.
O projeto ficou bem legal e faz sucesso aqui em casa.




Reforma - Poltrona com mangueiras de hidrante


No ano passado, minha esposa apareceu em casa com uma poltrona estofada que havia comprado num brechó. Até que achei confortável, mas quando fui avaliar sua estrutura percebi que estava quebrada. A inclinação que fazia dela uma poltrona confortável, na verdade era porque estava quebrada. Resolvi então desmontá-la para iniciar a reforma.  

Ao desmontar, verifique que além de quebrada estava tomada por cupim, seu quadro interno estava esfarelando, as únicas partes que não estavam comprometidas eram os pés e os braços. O que era para ser uma reforma, passou a ser uma construção pois 70% estava podre.
Iniciei a construção de um novo quadro e enquanto construía o quadro já pensava no acabamento. Decidi que não colocaria o estofamento original porque a cadeira ficaria em local externo. Ai então tive a ideia se substituir o estofado por percintas de mangueiras de hidrante descartadas. Estas mangueiras são revestidas de borracha e muito resistentes, mesmo utilizando somente uma face da mangueira, a trama de percintas ficaria resistente. Lavei as percintas e tingi, ficou legal.
Para finalizar este projeto, vou fazer um estofamento de sobrepor, ou seja, uma almofada no acento e outra na encosto, para amarrar. Acho que vai ficar legal.